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Game Thinking - Inovando em RH com Jogos

Game Thinking - Inovando em RH com Jogos

Jogos
  • 16 horas de carga horária
  • 1 aula
  • 7 módulos de conteúdo
  • Última atualização 01/04/2024
  • 2 arquivos para download

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Conteúdo

1Aula Inaugural

  • Video Aula Inaugural

    03:36

2Módulo 1

Seja bem vindo ao módulo 1 do curso GAME THINKING: INOVANDO EM RH COM JOGOS Neste módulo estudaremos os seguintes conteúdos: • Introdução ao contexto da área de RH atual; Nesta disciplina, os alunos serão introduzidos ao contexto atual das organizações e suas implicações para a área de Recursos Humanos. Serão abordados temas como as mudanças no ambiente de trabalho, a transformação digital, a diversidade e inclusão, as novas demandas dos colaboradores e as tendências emergentes. •Subsistemas de RH e seus desafios; Nesta disciplina, os alunos irão explorar os diferentes subsistemas de Recursos Humanos, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, entre outros. Serão discutidos os desafios enfrentados em cada subsistema e como a gamificação pode contribuir para superá-los. •Design instrucional; Nesta disciplina, os alunos irão aprender sobre design instrucional, que é a arte e a ciência de criar experiências de aprendizagem eficazes. Serão abordados conceitos como objetivos de aprendizagem, estruturação do conteúdo, sequenciamento de atividades e avaliação do aprendizado. Os alunos também irão explorar como aplicar o design instrucional em jogos e gamificação para promover a aprendizagem no contexto organizacional. • Metodologias de aprendizagem ativas; Nesta disciplina, os alunos irão conhecer diferentes metodologias de aprendizagem ativas, que são abordagens pedagógicas que envolvem a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Serão exploradas técnicas como estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem colaborativa e aprendizagem experiencial. Os alunos irão analisar como essas metodologias podem ser combinadas com jogos e gamificação para promover a participação e o engajamento dos colaboradores. Ao final do Módulo 1 do Curso de GAME THINKING: INOVANDO EM RH COM JOGOS , os alunos terão adquirido conhecimentos sobre o contexto atual da área de RH, os desafios enfrentados pelos subsistemas de RH, as práticas de design instrucional aplicadas a jogos e gamificação, bem como as metodologias de aprendizagem ativas utilizadas em conjunto com jogos. Isso fornecerá uma base sólida para as unidades subsequentes, onde os alunos irão aprofundar seus conhecimentos e habilidades em game thinking e gamificação aplicados aos processos de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

3Módulo 2

Agora vamos dar início ao Módulo 2 do Curso de GAME THINKING: INOVANDO EM RH COM JOGOS Estudaremos os seguintes conteúdos: •Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação; Nesta disciplina, os alunos irão explorar os fundamentos da aprendizagem baseada em jogos e da gamificação. Serão abordados conceitos como mecânicas de jogos, elementos de gamificação, motivação intrínseca e extrínseca, feedback e recompensas. Os alunos irão compreender como essas abordagens podem ser aplicadas aos processos de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, favorecendo a aprendizagem, o engajamento e a motivação dos colaboradores. •Cases de sucesso de jogos, interações e gamificação em treinamentos; Nesta disciplina, os alunos irão analisar cases de sucesso de jogos, interações e gamificação aplicados a treinamentos em diferentes organizações. Serão apresentados exemplos reais de como jogos e gamificação foram utilizados para melhorar a eficácia e o impacto dos treinamentos, abordando desde treinamentos técnicos até treinamentos de habilidades comportamentais. Os alunos irão identificar as melhores práticas e lições aprendidas desses cases de sucesso. • Experimentação de jogos prontos do mercado para demandas diversas de RH; Nesta disciplina, os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes jogos prontos do mercado que podem ser utilizados para atender demandas diversas da área de RH. Serão explorados jogos de seleção, jogos de treinamento técnico, jogos de desenvolvimento de habilidades comportamentais, entre outros. Os alunos irão analisar como esses jogos foram projetados, identificando os elementos de gamificação utilizados e avaliando sua adequação para diferentes contextos organizacionais. •Experimentação de jogos criados para demandas corporativas Nesta disciplina, os alunos irão participar da experimentação de jogos criados sob medida para demandas corporativas específicas. Será uma oportunidade de vivenciar a criação e aplicação prática de jogos personalizados para atender necessidades específicas de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Os alunos irão compreender o processo de design de jogos, desde a definição dos objetivos até a implementação e avaliação dos resultados. Ao final do Módulo 2 do Curso GAME THINKING: INOVANDO EM RH COM JOGOS, os alunos terão adquirido conhecimentos sobre a aplicação da aprendizagem baseada em jogos e da gamificação em processos de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Além disso, terão experimentado jogos prontos do mercado e jogos criados para demandas corporativas, ampliando sua compreensão prática sobre o uso de jogos e gamificação no contexto organizacional. Vamos dar início a esta incrível jornada de aprendizagem!

4Módulo 3

Vamos dar início ao último módulo de estudo do curso GAME THINKING: INOVANDO EM RH COM JOGOS, onde estudaremos os seguinte conteúdos: • Ferramentas de interação; Nesta disciplina, os alunos irão explorar diferentes ferramentas de interação que podem ser utilizadas em jogos e gamificação. Serão apresentadas ferramentas digitais, como plataformas de gamificação e aplicativos móveis, bem como ferramentas analógicas, como cartas, tabuleiros e materiais manipuláveis. Os alunos irão analisar as características e funcionalidades de cada ferramenta e como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos da área de RH. •Design e produção de jogos corporativos; Nesta disciplina, os alunos irão aprender sobre o processo de design e produção de jogos corporativos. Serão abordadas etapas como a definição dos objetivos do jogo, a criação de mecânicas e regras, a elaboração de conteúdo e a prototipagem. Os alunos irão desenvolver habilidades relacionadas ao game design, incluindo a criação de desafios, a definição de recompensas e a construção de uma experiência envolvente para os jogadores. •Facilitação de estratégia de implantação de games na área de RH; Nesta disciplina, os alunos irão aprender como facilitar a estratégia de implantação de jogos na área de RH. Serão abordadas técnicas de gestão de mudança, engajamento dos colaboradores e alinhamento com a cultura organizacional. Os alunos irão desenvolver habilidades de comunicação e liderança para promover a adoção e o engajamento dos jogos na organização. • Utilização do canvas de gamificação; Nesta disciplina, os alunos irão utilizar o canvas de gamificação como uma ferramenta para planejar e implementar estratégias de gamificação na área de RH. Serão explorados os diferentes elementos presentes no canvas, como objetivos, jogadores, desafios, recompensas e feedback. Os alunos irão desenvolver competências para mapear e planejar a gamificação em diferentes processos da área de RH. •Criação e apresentação de protótipos de jogos. Nesta disciplina, os alunos irão criar e apresentar protótipos de jogos desenvolvidos para atender demandas específicas da área de RH. Será uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores e demonstrar as habilidades de design de jogos e gamificação. Os alunos irão aprender técnicas de prototipagem rápida e desenvolverão habilidades de comunicação para apresentar seus protótipos de forma clara e persuasiva. Ao final do módulo 3 do Curso GAME THINKING: INOVANDO EM RH COM JOGOS, os alunos estarão aptos a utilizar ferramentas de interação, criar e produzir jogos corporativos, facilitar a implantação de jogos na área de RH, utilizar o canvas de gamificação para planejamento estratégico e criar protótipos de jogos para atender demandas específicas. Essas competências permitirão aos alunos aplicar efetivamente o game thinking e a gamificação nos processos de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, promovendo a inovação e resultados no ambiente de trabalho.

5Desafio

Vamos às nossas atividades práticas de cada módulo!

6E-book

7Aulas Ao Vivo/Online ( Gravadas)

Professores(as)

Anna Paula Sampaio Barbosa

Anna Paula Sampaio Barbosa

Cofundadora e Produtora da Ludo Thinking

Co-fundadora da Ludo Thinking, especialista em Psicologia e Design Instrucional, renomada por integrar jogos e emoções em projetos de Gestão de Pessoas.

Acesso por 6 meses

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